Em noite intimista e visceral em Campina Grande, músico celebra a obra de Elvis e Beatles, costura gerações e defende a alma humana na arte contra a frieza dos algoritmos.
Transformar canções que habitam o inconsciente coletivo do planeta em algo novo, cru e autoral exige mais do que técnica: pede coragem. Na noite de ontem (14), o London Bar, em Campina Grande, foi testemunha dessa ousadia. Sozinho no palco, munido apenas de sua voz e de um violão, João Suplicy entregou uma performance arrebatadora, onde a rebeldia de Elvis Presley e a genialidade melódica dos Beatles foram despidas da grandiosidade dos estádios para ganhar o calor e o balanço da música brasileira.
Longe de qualquer formato engessado de tributo, o espetáculo que faz parte de uma maratona de dez shows do artista pelo Nordeste, funcionou como um laboratório vivo do que João batizou de Samblues. É nessa encruzilhada sonora que o rock, o blues, o samba, a bossa nova e o baião se trombam sem pedir licença, guiados por uma batida percussiva e inconfundível nas cordas de seu violão.

A engenharia do repertório: Quando Memphis encontra Liverpool
Se na história da música os Beatles sempre apontaram Elvis como a faísca primordial de sua existência, no palco do London Bar essa conexão deixou de ser teoria para virar arranjo. O setlist da noite não separou os ídolos em blocos; pelo contrário, promoveu uma colisão direta entre os repertórios através de medleys e costuras criativas.

Após abrir os trabalhos no clima intimista de Are You Lonesome Tonight, Suplicy incendiou a casa ao fundir a urgência rockabilly de Blue Suede Shoes com os acordes icônicos de A Hard Day’s Night. Essa alquimia se repetiu em tríades inesperadas, como a transição orgânica entre a visceralidade de Oh! Darling e o lirismo de Love Me Tender e Falling in Love, além do casamento rítmico entre All Shook Up, All My Loving e Don’t Be Cruel.
Passeando por hinos absolutos como While My Guitar Gently Weeps, Here Comes The Sun, Heartbreak Hotel, Don’t Let Me Down e uma sequência eletrizante que amarrou I’ve Got a Woman, That’s All Right, I’ve Just Seen a Face e Suspicious Minds, o músico manteve a plateia hipnotizada do início ao fim.
Antes do bis catártico consagrado por All You Need Is Love e a fusão de Hey Jude com Loving Feeling, houve espaço para um resgate afetivo da própria estrada: João puxou de surpresa um trecho de On My Way, clássico da época em que rodava o mundo ao lado do irmão, Supla, com o duo punk-bossa Brothers of Brazil, arrancando aplausos entusiasmados de quem acompanhava essa fase.
Um “patrimônio da humanidade” sem fronteiras de idade
Em entrevista exclusiva ao Tropeiros Cultural nos bastidores do show, João Suplicy destacou a responsabilidade e o prazer de emprestar sua identidade a obras que ele toca desde a adolescência, quando cresceu ouvindo os discos em casa ao som da bateria do irmão mais velho. Para ele, o termômetro mais gratificante dessa turnê tem sido olhar para a pista e enxergar a quebra da barreira geracional.
“Um público mais velho já é esperado por ser Beatles e Elvis, mas acho muito gratificante quando vêm pessoas mais novas. Vejo gente de 20 e poucos anos misturada com o pessoal de 40, 60, 70 anos. Esse repertório é um patrimônio da humanidade, e é muito legal ver a juventude curtindo essa minha leitura”, celebrou o músico.
Essa recusa em ficar preso a uma única caixa estética ou etária é a essência de sua trajetória. Reverenciando mestres nordestinos como Alceu Valença, Gilberto Gil e Caetano Veloso como pilares de sua formação, Suplicy reafirmou seu espírito camaleônico. Antes de cair na estrada sozinho com o violão, ele rodou o país com banda completa interpretando a obra de Chico Buarque, comanda seu próprio bloco de Carnaval em São Paulo e segue trabalhando a divulgação de seu recente projeto de duetos, gravado ao lado de gigantes da nossa música.

O suor do violão contra a frieza artificial
O ponto mais reflexivo da passagem de João Suplicy por Campina Grande, contudo, reside no significado político e artístico de sua performance. Em uma era dominada por faixas geradas em segundos por Inteligência Artificial, subir ao palco de um bar apenas com o instrumento torna-se quase um manifesto de sobrevivência humana.
“Hoje você já não sabe bem o que é humano e o que não é. Quando você tem um artista de verdade ali, voz e violão, é muito na cara, é muito real. E o público sente isso“, pontuou João. Para ilustrar o dilema contemporâneo, ele lembrou os versos de uma canção própria que aborda exatamente essa fronteira tecnológica, cravando que o robô pode até ser um bom compositor, mas jamais terá sentimento.
Para a nova geração de artistas campinenses e nordestinos que estão começando agora, o recado deixado pelo veterano no London Bar foi cristalino: todas as ferramentas modernas são válidas, mas a arte verdadeira continua exigindo sangue, presença e coração. E disso, as cordas de João Suplicy provaram ontem que têm de sobra.
Galeria de imagens:








Deixe um comentário